A Bíblia é mais do que a soma de seus livros

Há mais de uma década, eu estava fazendo um trabalho de pós-graduação na Universidade de St. Andrews e o lugar estava cheio de notícias emocionantes. Robert Jenson estava chegando. Um amigo meu estava escrevendo sua dissertação sobre Robert Jenson. Ele estava animado. Eu também estava Jenson, que faleceu em 2017, já estava estabelecido como um dos principais teólogos da América, então essa foi uma ocasião importante.

Entramos no College Hall, um pequeno espaço para reuniões no estilo da sala de reuniões, para ouvir as noticias gospel. Na parede dos fundos, o retrato puritano de Samuel Rutherford contemplava nossa reunião, como acontece em todas as reuniões naquela sala. Para dizer a verdade, ele talvez não estivesse tão empolgado ao ouvir esse teólogo luterano ecumênico. Mas ele não podia ir a lugar algum. Então, ele ouviu também.

Em algum momento da conversa, alguém fez uma pergunta sarcástica. “Quem escreveu a Bíblia?” A capacidade de fazer boas perguntas nesse tipo de cenário é uma habilidade aprendida (ainda estou aprendendo). Não achei que esse pato tivesse asas. Até o tom da pergunta parecia errado: uma espécie de soco desajeitado com profundidade simples. Mas Jenson levou a questão a sério e transformou o momento de um soco desajeitado em uma das profundidades simples.

noticias gospel, noticias evangélicas, cantor gospel, cantora gospel, pastor

“Anos atrás”, respondeu Jenson, “eu teria retirado meus comentários críticos da história e falado sobre a teologia dos jahwistas, as várias comunidades da igreja primitiva por trás dos evangelhos, etc.” Em outras palavras, Jenson teria dadas as melhores respostas críticas do dia sobre a autoria humana das Escrituras. “Mas agora”, concluiu Jenson, “eu apenas digo Deus”.

Leitura Não Repugnante

Se o que Jenson diz é verdade, e eu acredito que é com todas as fibras do meu ser, então tudo muda em nossa abordagem para ler a Bíblia. Apesar de todos os avanços nos últimos dois séculos em relação à autoria humana das Escrituras – e estes são enormes e esclarecedores -, a autoria divina das Escrituras permanece anterior; molda nossa abordagem para todos os aspectos da leitura e recepção. Pelo menos o faz para aqueles cuja leitura da Bíblia ocorre na igreja. Falar da autoridade das Escrituras ou de sua “canonicidade” pressupõe uma confissão de fé em relação à sua Fonte singular.

Não é preciso muito esforço para encontrar diferentes vozes humanas espiando pela vasta extensão da Bíblia, mesmo quando identificar essas vozes pode ser um desafio. Por exemplo, sabemos que o registro de Isaías é diferente do registro de Paulo. Provérbios parece muito distante de Números.

A ênfase nas noticias evangelicas de Matthew sombreia em direções diferentes das de John. Cântico de Salomão reside em um universo completamente diferente de Filipenses. Para ser justo, as forças religiosas e sociais que trabalham por trás dessas diferenças não podem e não devem ser negadas. Mas os estudos bíblicos – e me acompanhem aqui, se isso parecer hostil – geralmente sofrem de anemia teológica e metafísica.

Essa anemia interpretativa é mais evidente quando os estudiosos da Bíblia reduzem as Escrituras apenas ao horizonte de sua dimensão humana / histórica. Essas idéias históricas podem ser úteis e boas como parte do processo de leitura. O que é uma vaca de Basã? Josiah morreu em Megido? Onde é isso? Elias estava zombando dos mitos dos cananeus Ba’al no Monte. Carmel? Você quer dizer que eles descobriram recentemente a piscina de Siloé na cidade velha de Jerusalém?

Certamente, a Bíblia habita contextos históricos e culturais do começo ao fim, e a compreensão desses recursos certamente ajuda nossa leitura da Bíblia. Mas essas características do texto bíblico são apenas uma parte do processo de leitura, não o todo. Eles são excelentes empregados de texto, mas mestres pálidos.

noticias gospel, noticias evangélicas, cantor gospel, cantora gospel, pastor

Em algum lugar ao longo do caminho, a Bíblia deslizou do lado de fora do departamento de teologia para o departamento de história. E os instintos interpretativos que governam o departamento de história não são suficientes para uma audiência cristã da palavra divina das Escrituras.

Se Deus é o autor das Escrituras, então o coro de vozes, a litania de perspectivas e a variedade de gêneros são uma testemunha singular, mesmo que complexa, do ato incrivelmente gracioso de Deus de falar com seu povo: não apenas naquele momento, mas agora. Em termos dos Artigos de Religião Anglicanos, a igreja não deve “expor um lugar das Escrituras, que seja repugnante para outro” (Artigo XIX).

A leitura canônica é uma leitura não repugnante. É um tipo de leitura que procura ouvir as Escrituras em uma harmonia complexa – mas ainda concertada. E a leitura não repugnante da Bíblia só pode ocorrer e prosperar se o que Robert Jenson disse for verdadeiro: Deus a escreveu.

Não são as partes …

“Não são essas partes da Bíblia que eu não entendo que me incomodam; são as partes que eu entendo. ”Então brincou Mark Twain em sua repetidamente repetida piada. Aqui reside o desafio perpétuo da autoridade canônica das Escrituras. A Bíblia antecipa os leitores que chegam a ela com espírito de humildade; com espírito de antecipação paciente e alegre, o que tem a dizer é mais importante do que as melhores coisas que temos a dizer.

É certo que essa é uma tarefa difícil para a fé cristã, porque há tantas coisas boas em oferta no mundo das idéias trocadas, especialmente as cristãs. Devo ler o mais novo James K.A. Livro de Smith ou N.T. O livro de Wright ou o livro de Joel? Não pretendo colocar os leitores na ponta de um falso dilema aqui. Estou apenas destacando uma tendência básica que os leitores cristãos enfrentam (inclusive eu!).

Quando se trata de ordenar nossos pensamentos e desejos, quando se trata de moldar nossas orações e adoração, e quando se trata de nos preparar para morrer – as coisas que residem no centro da existência cristã no mundo – nada supera as Escrituras. A Igreja disse isso desde o começo. Até o Jesus ressuscitado fez um estudo bíblico com seus discípulos para revelar a importância de sua pessoa e obra (Lucas 24).

A narrativa Emmaus Road de Luke é chocante. Jesus ressuscitado, que é o principal autor das Escrituras como Deus em carne humana, dedica um tempo para fazer um estudo da Bíblia para ajudar seus discípulos a entender todas as coisas loucas que acontecem por causa dele. Penso que Davi capta algo dessa visão quando canta: “A Lei do Senhor é perfeita” (Sl 19: 7).

Submissão à autoridade das Escrituras não é tarefa trivial. De fato, as partes que entendemos, as que incomodaram Twain, podem e devem levar a um medo genuíno. Acho que Agostinho teria gostado da piada de Mark Twain. Agostinho pode dizer que permitir que as Escrituras nos desafiem e até nos assuste faz parte do alegre perigo de lê-las bem: “É necessário, acima de tudo, ser movido pelo temor de Deus para aprender sua vontade”.

Mesmo que nossas práticas de cantor gospel tendam para as partes que descrevem o Senhor como pastor, o Senhor como pedaços de leão não pode ser evitado. E quem quer medo com a xícara de café da manhã? No entanto, Agostinho nos assegura que o medo “necessariamente inspirará a reflexão sobre a nossa mortalidade e a morte futura”. Esses tipos de pensamentos difíceis nos levam a abraçar a cruz de Cristo.

Quando encontramos a Palavra de Deus nas Escrituras, nosso orgulho, o mais básico de todos os instintos humanos, é exposto e pregado no único lugar possível para a absolvição, a cruz de Jesus Cristo. O próprio ato de ler as Escrituras Sagradas exige o evangelho, porque quando o lemos – corporativa ou individualmente – encontramos o Deus vivo cuja severidade é apenas igual à sua misericórdia. A leitura e a proclamação da Bíblia resistem à domesticação.

Isso não é tudo o que Agostinho tem a dizer nessa conversa imaginária entre ele e o Sr. Twain. Nosso orgulho e medo quebrados levam à piedade. Agora, não devemos deixar que a palavra “piedade” nos atire, como se Agostinho estivesse atrás de um “cada dia com Jesus é mais doce que no dia anterior”.

A piedade de Agostinho, neste caso, é uma humilde disposição de se submeter às reivindicações das Escrituras – sim, Sr. Twain, mesmo os pedaços que nos incomodam. “Em vez disso”, afirma Agostinho, “devemos pensar e acreditar que o que está escrito lá é melhor e mais verdadeiro, mesmo que seu significado esteja oculto, do que quaisquer boas idéias que possamos pensar por nós mesmos”. Permita que a força da alegação de Agostinho sente-se em você, caro leitor. Pode ser impossível encontrar uma afirmação mais robusta da suficiência e supremacia canônicas das Escrituras.

Exegese, Exegese, Exegese

Se a Escritura é um encontro, então é um encontro com o Deus vivo. A Escritura respira e pulsa. Ele não existe como um compêndio de fatos doutrinários ou históricos inertes, um fragmento que descansa no deserto do Oriente Médio lá atrás. Antes, a Bíblia pretende atrair você para o rio selvagem de sua existência.

A Bíblia é carregada pneumaticamente. Está em chamas com a promessa do Espírito Santo de nos levar à verdade relacional, uma verdade relacional identificada com nosso Senhor ressuscitado e suas cicatrizes de doação. Portanto, o atendimento às Escrituras em todas as suas formas variadas continua sendo um requisito contínuo de toda geração de fiéis. A leitura das escrituras nunca é uma e está completa, selada e terminada. Como poderia ser se Deus é seu autor? Como poderia ser se a revelação é um encontro?

Em 1935, Karl Barth foi forçado a deixar o cargo na Universidade de Bonn, sob compulsão do governo alemão. Ele recusou a declaração de fidelidade ao Führer da Alemanha e perdeu o emprego como conseqüência. Pouco sabendo da tempestade que aguarda a nação alemã na década seguinte, Barth ofereceu algumas palavras de despedida a um grupo de estudantes sobre a triste situação: “E agora chegou o fim. Portanto, ouça meu último conselho: exegese, exegese, exegese e mais exegese! Mantenha a Palavra, a escritura que nos foi dada. ”

À primeira vista, as palavras de despedida de Barth podem tocar o seminário: certamente as quatro sílabas da ex-e-ge-sis não parecem inspirar e fortalecer! Nenhum discurso do dia de St. Crispin na Universidade de Bonn naquele dia. No entanto, essa reação desaparece após o olhar inicial. Barth deixa seus alunos com as chaves para uma vida de fidelidade na obra do evangelho no reino.

noticias gospel, noticias evangélicas, cantor gospel, cantora gospel, pastor

Ele os deixa com um Deus vivo e sua Palavra vivificante. De fato, o último conselho de Barth pode ser resumido da seguinte forma: nunca pare de se envolver com a Bíblia; você e a igreja dependem disso. Os recursos da Sagrada Escritura são incapazes de esgotar. O eixo de minas permanece perpetuamente aberto.

A capacidade da Bíblia de entregar os mistérios de Deus a meros mortais é uma característica notável de uma coisa material. A Bíblia é algo que podemos segurar. Eu posso dar um para meus filhos e, ao fazê-lo, ser cheio de esperança. Pelo Espírito Santo, essa coisa material pode levá-los à verdade do evangelho. Eles podem obtê-lo ou, melhor, pode obtê-los.

No entanto, para todas as dimensões materiais da Bíblia, continua sendo o bom presente de Deus e nunca a posse da humanidade. Somos responsáveis ​​por levar nossos melhores esforços e habilidades à leitura e ensino da Bíblia, como uma cantora gospel faz. Mas nunca podemos “fazer a Bíblia acontecer”. Isso está fora do nosso conjunto de habilidades. Para que a Bíblia aconteça, Deus precisa estar envolvido. E a maravilha da graça é que os leitores cristãos têm todos os motivos para antecipar o envolvimento de Deus. Deus nos prometeu que faria.

Ao mesmo tempo, esses mistérios revelados nem sempre são frutos baixos. Ler a Bíblia nem sempre é um passeio no parque. Isso nos desafia. Existem becos difíceis nas Escrituras. Apenas siga Jacob até as margens do rio Jaboque e observe-o lutar com Deus (e – não se esqueça – prevalecer sobre Deus). Observe o próprio Senhor tentando matar Moisés em Êxodo 4. Vamos nos esconder atrás da palavra “enigmático” para esse.

A litania de textos difíceis poderia continuar. Agostinho diria que essas partes difíceis da Bíblia permanecem ali para nos humilhar. A Bíblia é acessível o suficiente para ser compreensível de criança a um pastor, como costuma ser reivindicada, e complexa o suficiente para afastar o tédio ou uma compreensão cocksure de todos os seus cantos. Ele se eleva acima de nossas chavões e reduções. No entanto, a luz da varanda da Bíblia está sempre acesa.

Quando a igreja ou igrejas deixam a presença paciente e fiel das Escrituras em alguns pastos mais verdes, trocamos um banquete celestial pelo mingau de Esaú. As tentações para essas refeições menores são grandes. Mas a Bíblia é melhor, mais verdadeira e mais animada, mesmo as partes que achamos mais difíceis e desafiadoras. Se o que Robert Jenson disse todos esses anos atrás em St. Andrews é verdadeiro, devemos ouvir continuamente a voz do autor divino falando através do cânon da Sagrada Escritura. Porque é a palavra do Senhor. E, de fato, graças a Deus.