Lembrando o Pastor Samuel Lamb e Sua Fé Diante da Perseguição na China

Ao nos lembrarmos de nossos irmãos e irmãs em todo o mundo hoje no Dia Internacional de Oração pela Igreja Perseguida, quero compartilhar sobre um homem especial que era um gigante entre os homens de fé e que teve um impacto incrível na minha vida com a musica gospel.

Ele foi ameaçado, espancado e torturado por compartilhar o evangelho, mas nunca vacilou em sua devoção a Jesus Cristo.

Eu estava ansioso para conhecer o pastor Lamb, um dos conhecidos líderes de igrejas domésticas da China. Eu havia viajado para Guangzhou, uma cidade de mais de três milhões, onde ele morava em um pequeno apartamento em prisão domiciliar. Ele passou mais de 21 anos na prisão por sua fé, porque se recusou a registrar sua igreja no governo chinês. Quinze daqueles anos, ele trabalhou duro em uma mina de carvão como punição por tentar fazer uma cópia do Novo Testamento.

Quando cheguei à casa do pastor Lamb pela primeira vez, a reunião da igreja doméstica havia acabado de ser encerrada, então tive que esperar do lado de fora enquanto centenas de crentes chineses desciam a escada estreita e passavam por mim até a noite. Eu nunca vou saber quantas pessoas se encaixam dentro desse pequeno apartamento. Eu tive que passar por guardas armados para subir as escadas. Quando cheguei ao terceiro andar, encontrei meu herói pela primeira vez.

O pastor Lamb foi baixo; Eu me elevava sobre ele como aparecia nas noticias gospel. Com um sorriso contagioso, ele me convidou para entrar. A primeira coisa que me lembro de ver foi uma mesa comprida com cerca de 20 jovens chineses escrevendo febrilmente. Quase 80% da congregação do pastor era composta por jovens que estavam famintos pela Palavra de Deus e desejosos de compartilhá-la com seus amigos.

musica gospel, noticias gospel, noticias evangelicas, cantora gospel, cantor gospel

Perguntei ao pastor Lamb o que eles estavam fazendo. Ele explicou com simplicidade: “Eles estão fazendo cópias manuscritas do Evangelho de João para dar aos amigos na escola amanhã. Nós temos apenas uma Bíblia neste momento, então devemos fazer cópias. ”

Pensei comigo: isso nunca aconteceria no meu país. A maioria dos jovens cristãos da América nunca pensaria em dar um evangelho de João a seus amigos na escola, e muito menos fazer uma cópia manuscrita.

Ao olhar ao redor do apartamento, notei que as paredes foram derrubadas e substituídas por bancos de madeira. No canto oposto, havia uma cama de solteiro, uma pequena geladeira e um fogão – a área de estar do pastor Lamb. Cada centímetro do resto do apartamento foi convertido em uma sala de reuniões para a Igreja Da Ma Zhan.

O pastor Lamb disse que começou a pregar novamente quando foi libertado da prisão, e sua igreja doméstica começou a crescer com a ajuda das noticias evangelicas. Um dia, autoridades preocupadas invadiram a reunião e prenderam o pastor Lamb novamente. Eles confiscaram todas as Bíblias e hinários. Por três dias, ele foi interrogado, espancado e torturado. Disseram-lhe para voltar e fechar a igreja doméstica de Da Ma Zhan. Perguntei-lhe: “O que você fez?”

“Eu fiquei na igreja na semana seguinte”, disse ele, “e disse à congregação que a polícia disse para não voltar”.

“O que aconteceu?”, Perguntei.

“No domingo seguinte”, ele disse, “a frequência de nossas igrejas dobrou. Jesus disse: ‘Sobre esta rocha edificarei minha igreja e os portões do inferno não prevalecerão contra ela’. ”

Naquela época, a Igreja Da Ma Zhan era uma das maiores igrejas domésticas da China. Toda semana, mais de 1.500 fiéis se agrupam em cinco serviços.

Perguntei ao pastor Lamb: “Como você sobreviveu a todos esses anos na prisão?”

“Citei as Escrituras que havia comprometido com a memória e compus hinos para adorar a Deus”, disse ele.

“Reze por nós com carinho”, continuou ele, “porque não sabemos amanhã. Não sabemos quando virá a tribulação. Ore para que nosso povo tenha forças para enfrentar perseguições. Eles são ameaçados pelo governo, sem salário ou emprego, se comparecerem às reuniões, e ainda assim vierem. Mas, por favor, não ore para que a perseguição pare. ”

Ele viu seu julgamento como uma bênção, porque toda vez que o prendiam e o enviavam à prisão, a igreja crescia.

Perguntei ao pastor Lamb como eu poderia ajudá-lo. Ele me pediu para lhes trazer mais Bíblias. Ao longo dos anos, eu o visitei muitas vezes, sempre trazendo-lhe um monte de Bíblias, às vezes enviando-as à frente em vans, e às vezes nem dizendo a origem delas.

musica gospel, noticias gospel, noticias evangelicas, cantora gospel, cantor gospel

Toda vez que eu visitava aquela igreja especial por conta da cantora gospel, olhava em volta e via apenas algumas Bíblias. As pessoas se aglomeravam e espiavam por cima dos ombros daqueles que seguravam as Bíblias, apenas para seguir adiante enquanto a Palavra de Deus era lida em voz alta.

Em muitas ocasiões, vi pessoas segurando pedaços de papel amassado e rasgado. Logo percebi que eram páginas arrancadas da Bíblia e compartilhadas no grupo. Isso não foi feito por desrespeito à Palavra de Deus, mas pelo desejo insaciável de ter uma pequena porção própria.

Em uma de minhas visitas, o pastor Lamb disse que o Departamento de Segurança Pública – a polícia secreta – o interrogou sobre minha visita. Eles perguntaram: “Por que você está se encontrando com estrangeiros?”

musica gospel, noticias gospel, noticias evangelicas, cantora gospel, cantor gospel

“Eu não sou”, disse ele. “Ele é cantor gospel.”

Fui abençoado por chamar o pastor Lamb de meu amigo. Ele sofreu mais perseguição do que qualquer um que eu conheça. Ele foi espancado e torturado por sua fé, e sua fé nunca vacilou. Toda vez que eu estava com ele, ele tinha um sorriso no rosto e uma música no coração. Ele foi um presente de Deus para a igreja subterrânea na China.

Hoje, os cristãos na China continuam sendo perseguidos por sua fé. Apenas nas últimas duas semanas, uma igreja grande o suficiente para abrigar 3.000 pessoas foi demolida e os pastores detidos. No início deste verão, outra igreja na China foi arrasada depois que os fiéis foram arrastados para fora do prédio por policiais.

Neste Dia Internacional de Oração pela Igreja Perseguida, ore por aqueles que não podem adorar livremente e peça a Deus que dê força a esses bravos homens e mulheres para resistir ao abuso.

E que, como cristãos, sejamos tão fiéis quanto meu amigo, pastor Lamb.